Você sabe o que é otite de verão?

  Dra. Norma Penido   |     Dezembro 28, 2017

Você já percebeu como a dor no ouvido é comum no verão? A causa disso geralmente está nos momentos de lazer, em especial naqueles que envolvem mergulhos na piscina, no mar ou no rio.

A otite externa, mais conhecida como otite dos nadadores ou otite de verão, é uma doença frequente nessa estação.

Muitos pacientes chegam ao consultório achando que otite é uma coisa só, o que não é verdade. Cada tipo de inflamação afeta uma parte diferente da orelha (que é dividido em interno, médio e externo) e pode ser crônica ou aguda.

No caso da otite de verão, a infecção é na região mais superficial, no canal que liga nossa orelha ao tímpano. Ela costuma ser causada por bactérias e fungos.

A otite externa pode surgir de lesões na pele da orelha provocadas por pequenos traumas devido uso inadequado de objetos como “cotonetes” grampos ou a nossa própria unha. Atritos durante crises de coceira ou a secagem da orelha pode ter o mesmo efeito e, assim, dar início a uma inflamação.

Outra razão, e a mais comum, para a otite externa é o contato com a água (inclusive, é dessa relação que vêm os nomes populares da doença, otite de verão ou otite dos nadadores). Conforme nosso ouvido interage com o líquido, a cera, que é um importante agente de defesa contra fungos e bactérias, vai se desprendendo. A partir daí, você já conhece o resto da história, não é?

Como evitar a otite de verão?

A exposição frequente à água é a principal causa da infecção, mas isso não significa que você deva cancelar todos os mergulhos que planejou para a estação. Basta tomar alguns cuidados:

  • Se possível, quando for nadar ou entrar na água, use protetores de silicone especializados para ouvido;
  • Enxugue o canal do ouvido com a ponta de uma toalha macia e sem esfregar;
  • Evite inserir qualquer objeto na parte interna da região. Isso pode ferir a pele e contribuir para o aparecimento de inflamações;
  • Hastes flexíveis, em especial, não devem ser utilizados. Eles retiram uma porção da camada protetora de cera, além de empurrar um pouco para dentro do ouvido, o que também facilita as infecções.

Como a otite externa é tratada?

O tratamento da otite de verão pode ser feito com analgésicos via oral, antibióticos e antifúngicos. Quando houver coceira intensa ou secreção, é necessário eliminar os resíduos do local para diminuir a pressão sobre o tímpano.

Lembre-se de consultar um otorrinolaringologista imediatamente em caso de dor. Não recorra a métodos caseiros.

Guia Prático da Saúde da Mulher

 

Dra. Norma Penido

Dra. Norma Penido e otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS