Você sabia que a maioria das queimaduras poderia ser evitada?

  Dr. Luiz Philipe Molina   |     Junho 6, 2014   |     Dermatologia

Você sabia que a maioria das queimaduras poderia ser evitada?

A palavra acidente nos remete ao que não foi intencional, mas, em certo ponto, também ao que pode ser evitado. É o que acontece com as queimaduras. Apenas no Brasil, um milhão de pessoas por ano sofre com o problema, segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

É desta entidade também a estimativa de que 80% dos casos poderiam ser evitados. Aproveito este espaço para falar sobre o tema, já que hoje é o Dia de Luta contra Queimaduras.

É em casa que estão algumas das principais causas deste tipo de acidente. Sempre falo que devemos ter cuidado redobrado com a preparação de alimentos quando há crianças em casa para se evitar o escaldo. O mesmo conselho deve ser seguido para caixas de fósforos ou isqueiros, que devem ficar completamente fora do alcance dos pequenos.

Além disso, para que aquele churrasco acabe bem, só deve ser utilizado álcool em gel no acendimento da churrasqueira. O álcool líquido é um dos grandes vilões dos acidentes, porque, ao acender o fogo, a chama pode “seguir” o caminho inverso e atingir o corpo de quem utilizou o produto. O problema é mais comum do que parece, por isso, vale o alerta.

Em caso de uma emergência, não podemos cobrir o ferimento, nem colocar produtos como borra de café ou pasta de dente, uma crença ainda relativamente comum. A pessoa deve ser encaminhada imediatamente para um atendimento de emergência.

O socorro rápido e especializado é fundamental para minimizar futuras sequelas e evitar o risco de infecções, já que o corpo fica muito fragilizado pelos ferimentos.

A informação é uma ferramenta muito importante. Compartilhe e ajude a mais pessoas a evitarem o problema.

Dr Luiz Philipe Molina é cirurgião plástico especializado em queimaduras do Hospital 9 de Julho.

Dr. Luiz Philipe Molina

Dr. Luiz Philipe Molina

Dr. Luiz Philipe Molina é Cirurgião Plástico do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS