Que tal projetar um prédio aos 84 anos?

  Dra. Regina Tranchesi   |     Janeiro 23, 2014   |     Longevidade

Pois isso aconteceu. Foi com essa idade que Oscar Niemeyer projetou uma de suas obras mais conhecidas, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, aquele que lembra um disco voador.

O prédio, que privilegia a bela paisagem da Baía de Guanabara e do Rio de Janeiro, é um bom exemplo da importância de nos mantermos ativos ao longo da vida.

Em uma idade que muitas pessoas se entregam para as doenças que possuem, Niemeyer projetou um prédio inovador e que valoriza as belezas da região em que está inserido. É a prova de que podemos enfrentar grandes desafios mesmo nesta idade.

Niemeyer levou alguns anos depois de formado para conquistar visibilidade. Sua carreira teve um bom impulso com Juscelino Kubitschek, que gostou do trabalho do arquiteto quando o político ainda era prefeito de Belo Horizonte.

Se atualmente projetar um edifício é possível aos 84, imagine o que mais poderemos fazer quando nós chegarmos a esta idade!

Foi depois dos 40 anos que recebeu a encomenda de projetar importantes edifícios em Brasília, em um ambicioso projeto de transferência da capital federal do país para um local que seria construído praticamente do zero.

A ousadia criativa e o gosto pelas curvas o fizeram ser reconhecido internacionalmente, mas além do legado para a arquitetura e para a arte, Niemeyer deixa uma lição de vida: se atualmente projetar um edifício é possível aos 84, imagine o que mais poderemos fazer quando nós chegarmos a esta idade! E mais: o que precisamos fazer para chegar lá saudáveis?

Neste mês, estamos respondendo estas e outras questões relacionadas a longevidade em nossas mídias sociais. Acompanhe!

Dra. Regina Tranchesi

Dra. Regina Tranchesi

Dra. Regina Tranchesi é Infectologista do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS