“Não emagreço porque meu joelho dói...”

  Dr. Bruno Halpern   |     Fevereiro 26, 2014   |     Ortopedia / Endocrinologia

“Não emagreço porque meu joelho dói...”

Essa frase já deve ter sido repetida por muita gente que está acima do peso. Ela representa um círculo vicioso difícil de resolver sem apoio de profissionais especializados. Como emagrecer praticando atividades físicas se justamente o excesso de peso faz com que as articulações doam, muitas vezes, inviabilizando os exercícios?

Quando há uma grande sobrecarga osteoarticular, o tratamento do excesso de peso deve se iniciar com restrição alimentar, muitas vezes com ajuda de medicamentos. Uma dieta bem elaborada e o possível auxílio da medicação podem levar a uma perda de peso inicial que motive e facilite a aderência posterior, que é parte fundamental do tratamento. 

O medicamento e as refeições equilibradas servem, nestes casos, para tirar o corpo do círculo vicioso, trazendo o paciente para um novo círculo. Com a diminuição do peso, há um alívio da dor e a pessoa consegue iniciar uma prática de exercícios regular, ainda que de baixo impacto, como uma natação ou hidroginástica. E, como o exercício ‘vicia’ e dá resultados, dificilmente ele sai desse ciclo de emagrecimento.

Se você sente que este pode ser o seu problema, procure ajuda. Saia do círculo vicioso e entre no virtuoso. Sua saúde agradece!

Dr. Bruno Halpern endocrinologista do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS