Medicamentos e bebida alcoólica: mistura perigosa

  Hospital 9 de Julho   |     Fevereiro 14, 2013   |     Sua Saúde

Você já deve ter ouvido falar que não se deve misturar remédio com bebidas alcoólicas. Isso porque a maioria dos medicamentos, assim como o álcool, é metabolizada no fígado, e essa mistura pode demandar muito trabalho do órgão. Ela pode potencializar o efeito do remédio e intoxicar o organismo, ou ainda atrapalhar o efeito terapêutico.

“Um remédio para dor de cabeça, que contenha o analgésico paracetamol se tomado com álcool pode causar uma Hepatite fulminante. O medicamento exige que o fígado trabalhe mais e suas funções ficam comprometidas com a ingestão de álcool”, explica a hepatologista do H9J, Dra. Marta Deguti. “Ao tomar um medicamento para curar uma enxaqueca, por exemplo, é recomendável esperar no mínimo 24 horas para ingerir bebidas alcoólicas. No caso de tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios, o tempo deve ser maior, varia de pessoa para pessoa, mas é importante perguntar ao médico”, comenta Dra. Marta.

Drogas para combater depressão e ansiedade também causam graves complicações se consumidas com bebidas alcoólicas. “Elas podem deixar o indivíduo mais deprimido. Ao tomar esses medicamentos com bebidas alcoólicas, a pessoa corre o risco de sofrer insuficiência respiratória e há casos de indivíduos que ficam mais propensos a cometer suicídio ao misturá-las”, diz a médica. É importante ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas por pessoas com doenças mentais deve ser evitado, pois pode piorar o quadro do indivíduo.

“O álcool é a porta de entrada para outras drogas, como a maconha, cocaína ou mesmo o crack. Quem consome essas substâncias geralmente é porque já experimentou o álcool e gosta da sensação que ele dá. Com isso, acaba tendo curiosidade de provar outras drogas”, informa a hepatologista. Fique atento à quantidade de álcool que consome e nunca tome sequer uma dose enquanto estiver em tratamento medicamentoso.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS