Maus hábitos provocam alta incidência de doenças cardiovasculares nos homens

  Hospital 9 de Julho   |     Novembro 22, 2012   |     Sua Saúde

Problemas cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio são as principais causas de morte dos homens no Brasil. Alimentação rica em gordura e carboidrato, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e sedentarismo são os provocadores dessas complicações, também responsáveis pelo acúmulo da gordura abdominal, alto índice de colesterol ruim e Diabetes.

Os maus hábitos funcionam como uma bola de neve no organismo, especialmente no masculino, que é mais propenso a infartos e no qual a gordura abdominal é muito mais prejudicial que na mulher. No caso dos homens, a barriguinha de chope produz substâncias inflamatórias, aumenta a resistência do corpo à insulina, pode levar à impotência sexual e também pode causar a apneia do sono.

“Os piores inimigos da saúde masculina são totalmente evitáveis e estão relacionados aos maus hábitos. Para mudar o jogo, o paciente precisa ter força de vontade e consciência de que vai precisar de ajuda de um especialista. Às vezes, ele só percebe que é necessário adotar medidas mais saudáveis tarde demais, depois de ter sofrido um infarto ou descobrir que é diabético ou que tem um câncer de pulmão”, comenta o urologista do H9J, Dr. Otero Gil.

Alguns homens ainda evitam consultar um médico regularmente, sendo que depois dos 40 anos a incidência de doenças aumenta e muitos dos problemas que causam as complicações cardiovasculares não apresentam sintomas no início e, geralmente, só sendo descobertos em estágio avançado. Por isso, ressalta o urologista, quanto antes tratar as causas e mudar os hábitos, menores e menos complicadas são as chances de desenvolver problemas cardiovasculares.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS