Hoje, no dia Nacional da Saúde, o H9J quer te incentivar a largar o sedentarismo

  Dr. Marcelo Paiva   |     Agosto 5, 2015   |     Cardiologia

O Ministério da Saúde aponta que 64% da população brasileira está com excesso de peso ou é considerada obesa. Muitos casos são consequência do sedentarismo e da falta de uma alimentação saudável, o que pode acarretar outras doenças como o diabetes, câncer e hipertensão arterial, as maiores causas de mortes no Brasil.

Como sabemos, cada vez mais tem sido normal passar muito tempo em frente ao computador. Depois de um longo dia de trabalho dentro do escritório, gastamos horas parados nos intermináveis congestionamentos das grandes capitais.

Para evitar o sedentarismo, a prática de esportes e exercícios físicos é ideal para estabelecer um estilo de vida saudável. O recomendável é fazer atividade física ao menos três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos.

Que tal deixar a “moleza” de lado e melhorar sua saúde optando por acrescentar atividades simples em seu dia a dia? Confira abaixo algumas dicas:

  1. Levar seu cachorro para passear durante 15 minutos, por exemplo, pode ser considerado uma leve caminhada;
  2. Vai até a padaria? Deixe o carro para distâncias maiores, opte por um passeio a pé;
  3. Sempre que possível troque o elevador pela escada;
  4. Vá falar com o seu colega de trabalho, em vez de mandar um e-mail;
  5. Levante para tomar água com mais frequência. Assim você se mantém hidratado e ainda se movimenta;
  6. Faça alongamento pelo menos duas vezes ao dia. Músculos alongados evitam lesões.

Não se render às facilidades que a tecnologia vem proporcionando a nossa vida, como elevadores ou o uso de carro para percursos curtos pode render bons frutos à sua saúde. Reserve um tempo, mesmo que curto, para a prática de atividades físicas, você sentirá mais disposição e ajudará a reduzir os riscos de doenças.

Guia da Vida Saudável sem Estresse

Dr. Marcelo Paiva

Dr. Marcelo Paiva

Dr. Marcelo Paiva é Cardiologista do Hospital 9 de Julho.

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