Hemodinâmica: do diagnóstico a procedimentos minimamente invasivos

  Hospital 9 de Julho   |     Dezembro 20, 2012   |     Sua Saúde

O investimento em tecnologias minimamente invasivas é uma das prioridades do Hospital 9 de Julho 9. Em 2012, a instituição investiu mais de US$1,5 milhão em um novo aparelho de Hemodinâmica para aperfeiçoar a excelência em diagnóstico e tratamento de algumas dezenas de doenças.

Entre os procedimentos que a Hemodinâmica possibilita realizar estão a angiografias, desobstruções, malformações de veias e artérias, aneurismas, arritmias, embolizações de tumores e valvoplastias, por métodos menos agressivos ao corpo. Dessa forma, o acesso à região a ser tratada ocorre por meio de uma punção por agulha em uma das principais artérias do corpo, normalmente a femural, próxima à virilha, minimizando a possibilidade de sequelas pós-cirúrgicas e agilizando o atendimento a infartados, pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral, aneurismas, entre outros tratamentos, inclusive oncológicos.

“O aparelho permite uma melhor visualização do campo cirúrgico, fundamental para procedimentos endovasculares, quando os cirurgiões precisam ver toda a extensão de um vaso. As imagens 3D podem fazer a diferença em procedimentos neurológicos, ou mesmo nas intervenções em microvasos em outras áreas do corpo, oferecendo maior precisão e segurança ao especialista”, explica o cardiologista intervencionista responsável pela Hemodinâmica do Hospital 9 de Julho, Dr. João Guimarães.

O médico complementa informando que a alta resolução das imagens e a eficiência ofertada por meio de softwares diminuem consideravelmente o uso de contraste iodado - que pode ser tóxico para pessoas predispostas -, em até 75% dos casos.

A Hemodinâmica também pode ajudar no tratamento de pacientes obesos, uma das especialidades do H9J. “A mesa suporta uma pessoa de até 250 kg, o que nos permite oferecer mais uma opção de tratamento para obesos moderados e mórbidos, que costumam desenvolver outras doenças relacionadas ao excesso de peso, entre elas os problemas circulatórios e cardiológicos”, salienta o Dr João Guimarães.

O aparelho já está em pleno funcionamento e disponível tanto como retaguarda do pronto-socorro, como para agendamentos eletivos.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS