Falta energia? Veja algumas dicas para se sentir mais disposto

  Dr. Bruno Halpern   |     Julho 24, 2014   |     Endocrinologia / Medicina do Esporte

Falta energia para as atividades do dia a dia? Algumas dicas para se sentir mais disposto

A rotina de trabalho, estudos e exercícios parece ser mais extensa que o nosso tempo disponível, não é mesmo? Não existe remédio milagroso para aumentar nossa disposição, mas algumas atitudes podem fazer a diferença no dia a dia, como as do texto de hoje:

Crie condições para acordar disposto

O primeiro passo para um dia cheio de energia é levantar da cama assim que o despertador tocar. Se você tem dificuldades para acordar, uma boa dica é deixar a luz do dia entrar no quarto, abrindo todas as janelas. Isso ajuda a sinalizar para seu corpo que já é um novo dia.

Alimente-se bem

O café da manhã é muitas vezes posto de lado por quem sai atrasado para um compromisso. Mas é neste momento, após horas de sono e sem alimentação, que precisamos repor nutrientes para começar o dia com bastante energia.

Pular esta refeição pode comprometer o desempenho intelectual e a capacidade de raciocínio, além de aumentar o apetite em outros horários do dia. Várias evidências mostram que quem consome um bom café da manhã tem menos predisposição para ganho de peso ao longo da vida. Além do café, que é um estimulante natural, aproveite para incluir fibras, proteína e grãos integrais na refeição.

Pratique exercícios

Se você é do tipo que reclama da falta de disposição pela manhã, começar a se exercitar pode ser justamente o que seu corpo precisa. Atividades aeróbicas de leve intensidade três vezes por semana podem reduzir a fadiga e aumentar o vigor para o restante do dia. Essas atividades aceleram o metabolismo e liberam serotonina, o hormônio do bem-estar. O mais difícil, acredite, é começar!

Movimente-se

A rotina na maior parte dos escritórios resume-se a passar o dia sentado à mesa. Essa inércia acaba nos fazendo sentir mais cansaço. Diversos estudos sugerem que passar mais de duas sem se levantar uma única vez pode aumentar o risco de doenças. Ou seja, não é só o exercício que faz bem; é o sedentarismo completo que faz mal.

Durma bem

Chegamos ao fim do dia, mas ainda há um passo importante na busca por mais energia: o sono reparador. Para isso, desligue-se do trabalho. Nada de deitar com o notebook no colo ou acompanhar o noticiário enquanto se prepara para deitar. Essas ações estimulam a atividade cerebral e inibem a produção interna de melatonina, o hormônio que sinaliza ao corpo que é noite. Um ambiente totalmente escuro e silencioso é fundamental para a qualidade do sono.

Aproveite as orientações e viva mais disposto!

Se mesmo com todas estas medidas você ainda se sente cansado, é importante procurar avaliação médica.

Dr. Bruno Halpern, endocrinologista do Hospital 9 de Julho

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS