Dor no rosto pode ser considerada cefaleia

  Dr. Antonio Cezar Galvao   |     Junho 1, 2017   |     Neurologia

Você já sentiu uma dor muito intensa no rosto, especificamente na região dos olhos? Pois este é um dos principais sintomas de cefaleia.

Quando isso acontecer a decisão correta a se tomar é agendar uma consulta com um neurologista. Além de tratar dores de cabeça, esse profissional também pode fazer o diagnóstico preciso das dores que atingem o rosto. Isso porque, além da cefaleia,  há uma série de doenças na região que podem ter causas nervosas e musculares.

Cefaleia em salvas

Um dos distúrbios é a cefaleia em salvas, uma doença rara caracterizada por uma dor muito intensa no rosto, mais especificamente na região dos olhos, que pode durar por até 2 horas e parar repentinamente. Além da dor, o paciente pode apresentar lacrimejamento dos olhos e congestão nasal. O melhor tratamento para a dor é a inalação de oxigênio puro.

Enxaqueca com aura

Já a enxaqueca com aura recebe esse nome porque o paciente costuma ter sinais visuais que antecedem a crise, como enxergar flashes luminosos, além do aumento da sensibilidade à luz.

Uma vez que a crise está instalada, medicamentos precisam ser aplicados e nem sempre dão o resultado esperado.

Se não tratada adequadamente, a enxaqueca pode se tornar refratária aos medicamentos. Hoje existem procedimentos como a estimulação elétrica ou o tratamento com toxina botulínica para neutralizar o quadro doloroso.

Diagnóstico

O diagnóstico correto e precoce é fundamental, já que tratamentos inadequados podem ter efeitos colaterais ou ter eficácia por tempo limitado.

Uma vez constatada a enxaqueca, deve-se identificar os fatores desencadeantes e definida a estratégia para combater a dor no momento certo. O estresse é, de longe, o principal fator desencadeante, mas a privação de sono e problemas psiquiátricos também podem aumentar a frequência das crises. 

Se você sentir uma dor no rosto muito forte, por períodos prolongados e que não tenha causa aparente, procure um neurologista. Há uma série de outras patologias que apresentam como sintomas as dores no rosto, como Neuralgia do Trigêmeo, Esclerose Múltipla, entre outras.

Dr. Antonio Cezar Galvao

Dr. Antonio Cezar Galvao

Dr. Antônio Cezar Galvão é neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS