Ressecamento vaginal: saiba o que é e quais são as causas

  Dra. Barbara Murayama   |     Dezembro 27, 2017

Você já ouviu falar de ressecamento vaginal? O ressecamento vaginal pode surgir em diferentes etapas da vida da mulher, especialmente na pós-menopausa. Entenda as possíveis causas e cuide-se!

O que causa um ressecamento vaginal?

O ressecamento, como o próprio nome já diz, é o resultado da queda das taxas hormonais. Essa baixa de hormônios femininos, especialmente o estrogênio, resulta em ressecamento da mucosa, a chamada atrofia das células, isso faz com que essas células não trabalhem adequadamente, diminuindo a lubrificação. 

Apesar de representar um problema, a diminuição lubrificação é mais comum do você imagina, por isso, nada de desespero, veja abaixo como identificar e se prevenir.

Problemas hormonais

Como é de se imaginar, um dos fatores mais comuns envolvidos na falta de lubrificação da vagina são os hormônios. A insuficiência de estrogênio é a principal causa. O estrogênio é um dos responsáveis por manter as células da mucosa vaginal ativas, quando ele está diminuído, todas as funções desse tecido se alteram e o ressecamento e a diminuição da lubrificação acontecem. 

Amamentação

Enquanto uma mulher está amamentando, há um aumento nos níveis do hormônio prolactina. A prolactina em alta pode também provocar ressecamento da mucosa genital. 

Medicamentos

Pacientes que estejam passando por alguns tratamentos hormonais da endometriose, alguns tipos de quimioterapia e radioterapia tornam-se mais propensas ao ressecamento vaginal. No caso de pacientes em aleitamento materno e também endometriose, pode ser proposto tratamento de terapia hormonal durante o tratamento. 

Falta de estímulo sexual

Fazer sexo sem ter vontade é um problema tanto para o relacionamento quanto para a saúde da vagina. Se a secura só é percebida durante a relação sexual, isso pode significar apenas que é preciso caprichar mais nas preliminares. Diversos fatores, como depressão e estresse, podem causar uma diminuição da libido e isso, por sua vez, impacta na lubrificação durante o ato sexual. Mas para entender melhor o problema, é preciso de uma consulta médica com o ginecologista

Quais os problemas causados pelo ressecamento vaginal?

Engana-se quem pensa que a única consequência da secura vaginal seja a dor na hora do sexo.

A falta de uma lubrificação adequada pode gerar coceira, sangramentos, ardência e infecções de urina, por exemplo.  Se você sente esse desconforto ou algum dos sintomas, não deixe de procurar um ginecologista, pois existem opções de tratamento.

Dra. Barbara Murayama

Dra. Barbara Murayama

Dra. Barbara Murayama é ginecologista e coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS