Por que devemos combater o sedentarismo?

  Dr. Ricardo Nahas   |     Maio 15, 2017   |     Medicina do Esporte

A Organização das Nações Unidas divulgou recentemente uma análise falando sobre o aumento de casos de sobrepeso e obesidade no Brasil.

De acordo com o estudo, mais da metade da população brasileira está acima do peso, enquanto 20% já pode ser classificada como obesa. Em relação aos anos anteriores, destaca-se o crescimento de crianças dentro dessas estatísticas: estima-se que 7% das crianças de até 5 anos têm sobrepeso.

A alimentação rica em gorduras é um dos principais fatores que contribuíram para aumentar significativamente este índice. Outro fator é a falta de atividade física.

Complicações da obesidade

Quando o corpo ganha alguns quilos, as articulações sofrem o impacto desse aumento: o joelho é um dos que mais sofrem.

A obesidade é considerada ainda um fator de risco para uma série de doenças como:

A prática de exercícios físicos é essencial para fortalecer a musculatura, prevenir ou diminuir dores nas articulações e ainda reduzir os riscos de todas essas doenças citadas.

Além disso, os esportes ajudam a combater problemas como depressão, estresse e ansiedade, além de melhorar a autoestima. Bastam alguns minutos para você sentir os efeitos positivos da endorfina, o hormônio do bem-estar, liberado durante atividades físicas.

Para evitar o sedentarismo, o recomendável é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física ao menos três vezes na semana.

É bom lembrar que a recomendação vale não apenas para obesos, mas também para pessoas magras, que podem apresentar os mesmos problemas por causa do sedentarismo e da falta de hábitos saudáveis.

Falta de tempo não é desculpa

Para evitar o sedentarismo, o recomendável é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física ao menos três vezes na semana.

Sabemos que a correria do dia a dia é um dos fatores que mais atrapalham a mudança na rotina, por isso, que tal começar com essas dicas para se exercitar mesmo em dias mais corridos?

Antes de começar

Mas se você passou muito tempo sedentário, nada de tomar decisões sozinho. Antes de começar qualquer atividade física é preciso consultar um profissional especializado [LINK SITE] e fazer um check-up para se certificar do seu estado de saúde

Guia da Vida Saudável sem Estresse

Dr. Ricardo Nahas

Dr. Ricardo Nahas

Dr. Ricardo Nahas é coordenador do Centro do Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho.

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