O tratamento do câncer de mama

  Dr. Evandro Fallaci   |     Outubro 27, 2016   |     Oncologia / Clínica da Mulher

O câncer de mama é uma doença muito heterogênea, isso faz com que os tratamentos sejam diferentes para cada paciente, de acordo com idade, com as características biológicas, com o tamanho e localização do tumor.

Os principais tratamentos são:

  • cirurgias e radioterapia (para o controle local e regional da doença);
  • quimioterapia e hormonioterapia (tratamento sistêmico);
  • e as mais novas terapias alvos para tumores que expressam fatores de maior risco para a paciente.

A boa notícia é que a evolução no tratamento é perceptível e concreta. Hoje temos cirurgias cada vez menos invasivas, com menos mutilação, além de quimioterápicos e radioterapia mais adequados à cada paciente com menos efeitos colaterais.

Para todo este conjunto de ações – do rastreamento ao tratamento – é preciso trabalhar em equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiras, fisioterapeutas e psicólogos, com educação continuada.

Detecção precoce

As chances de cura são reais e a principal medida é a descoberta precoce. Além de uma chance muito maior de cura, o diagnóstico precoce resulta em um tratamento muito menos agressivo para a paciente. As principais formas de se detectar o tumor são exames de imagem como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Saiba mais sobre a importância dos exames.

Guia Prático da Saúde da Mulher

Dr. Evandro Fallaci

Dr. Evandro Fallaci

Dr. Evandro Fallacci Mateus, mastologista da Clínica da Mulher do Hospital de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS