Cuidados com a higienização de roupas íntimas

  Dra. Barbara Murayama   |     Dezembro 15, 2016   |     Clínica da Mulher

A higienização de roupas íntimas sempre foi um assunto que gerou dúvidas entre as mulheres. Afinal, podemos ou não lavar a calcinha no banho? E mais: podemos deixá-la secando no banheiro?

Além das dúvidas, é comum que algumas pessoas não deem a devida importância à correta higienização de roupas íntimas. Pode parecer simples, mas há alguns cuidados que devem ser observados para o melhor conforto e saúde da mulher.

Abaixo, esclarecemos alguns pontos:

Que sabão posso usar?

Essa é uma dúvida bastante comum. O melhor é sempre usar um sabão com pH levemente ácido, pouco perfume e sem cor (branco ou transparente), evitando fatores alergênicos que possam causar dermatites ou coceira.

Sabões líquidos tendem a ser mais higiênicos, pois, ao contrário dos feitos em barra, não estão expostos ao ar e à umidade. Já o sabão em pó pode deixar resíduos, o que aumenta a chance de causar alergias.

Posso lavar com shampoo?

Não! O ideal é usar sabão de roupas delicadas ou até mesmo os próprios para calcinhas. É possível também usar sabonete líquido próprio para áreas íntimas, sempre enxaguando bem para não deixar nenhum resíduo e secar ao sol ou em local arejado.

O ideal é secar as roupas íntimas ao sol ou em lugares bem arejados: isso ajuda a evitar germes.

Posso lavar durante o banho?

Não há problema em lavar roupas íntimas durante o banho, contanto que você se lembre de fazer o enxágue adequado e de não deixar secar no banheiro. O maior problema nesses casos é a secagem das peças. No banheiro, não há ventilação suficiente e alta umidade colabora para a proliferação de fungos. A proximidade com o vaso sanitário também é um risco, pois aumenta o contato com bactérias.

O ideal é secar as roupas íntimas ao sol ou em lugares bem arejados, como no varal na área de serviço, pois isso ajuda a evitar germes. Após a secagem, o ideal é finalizar com o ferro de passar, pois isso ajuda a eliminar qualquer fungo que possa ter sobrado nas peças.

Quais os cuidados para lavar na máquina?

O principal cuidado a se observar é não misturar as calcinhas com as demais peças de roupa como calças, vestidos e blusas. Roupas que usamos fora de casa trazem mais germes e sujeira e contaminam as peças íntimas.

Sabões líquidos tendem a ser mais higiênicos, pois não estão expostos ao ar e à umidade.

Como a vagina é uma região mais sensível, está mais exposta a infecções. Já peças que têm contato apenas com seu corpo, como pijamas também podem ser incluídas. É importante ainda não misturar as roupas íntimas da família na mesma lavagem.

Além disso, é preciso evitar o uso de sabão em pó e amaciante, pois são mais alergênicos. Lembre-se de usar sabão específico mesmo na máquina de lavar e sempre programe um enxágue extra para tirar todos os resíduos.

Dra. Barbara Murayama

Dra. Barbara Murayama

Dra. Barbara Murayama é ginecologista e coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS