Hepatite A: saiba como reconhecer e prevenir

  Hospital 9 de Julho   |     Maio 16, 2011   |     Gastroenterologia

Febre, dor abdominal, náuseas, diarréia e, finalmente, coloração amarelada da pele e olhos. Essa costuma ser a progressão de sintomas da Hepatite A, que tem casos em todo o mundo e, de acordo com o Ministério da Saúde, já teve contato com 75% da população adulta do Brasil.

Esse tipo de hepatite, doença que ataca o fígado, é causada pelo vírus da hepatite A (HAV). A disseminação do vírus pode ocorrer por alimentos mal preparados e água contaminada, ou até mesmo frutos do mar. A degeneração das células do organismo em um estágio avançado da doença pode ocasionar problemas mais graves.

A maior parte dos adultos já contraiu a hepatite A sem perceber e curou-se espontaneamente. Porém, às vezes os sintomas podem ser bastante intensos e a evolução não ser tão simples. Além disso, é importante confirmar se o diagnóstico é mesmo de hepatite A, ou se não se trata de outro tipo de hepatite que requer tratamento específico" diz a Dra. Marta Deguti, hepatologista do Hospital 9 de Julho. “Por isso, é preciso estar atento e procurar um médico mesmo quando os sintomas são leves”, completa.

Por poder passar pelo organismo sem sintomas, sua transmissão acontece abundantemente e, em cerca de 1% dos casos, a hepatite pode evoluir para uma forma fulminante, diminuindo a função do fígado rapidamente.

Não existe um tratamento específico para a hepatite A, mas os sintomas podem ser tratados enquanto o organismo age naturalmente para combater a doença. Vale ressaltar que bebidas alcoólicas são estritamente proibidas em caso de hepatite.

Para prevenir a contaminação, é importante observar hábitos simples de higiene”, esclarece a Dra. Deguti. “Ao lavar as mãos regularmente, não consumir alimentos de origem desconhecida e beber água tratada, os riscos de contágio já diminuem consideravelmente”, finaliza.

Lembre-se: evite a automedicação e sempre procure um médico em casos de problemas na saúde.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS