Frutas cítricas podem causar manchas e queimaduras na pele durante o verão

  Dra. Caroline Semerdjian   |     Janeiro 6, 2017   |     Dermatologia

Todos sabemos que limão e sol não combinam, por isso todos temos cuidado para manipular a fruta durante o dia.

Mas, além do limão, outras frutas que acabam passando despercebidas, podem igualmente causar queimaduras e manchas se forem manipuladas antes ou durante a exposição ao sol.

Abacaxi, kiwi, laranja, tangerina e até mesmo o caju são algumas delas. Como são cítricas, elas podem causar irritações que variam de manchas até queimaduras graves.

O problema é muito recorrente na estação. Apesar do conhecimento sobre o limão, as pessoas acabam se descuidando ao preparar ou ingerir bebidas com outras frutas na praia, piscina ou ao ar livre.

Cuidados

Quem não gosta de um peixe ou camarão com limão, ou de uma caipirinha à beira-mar? Apesar de o consumo de líquidos oferecer menor contato com o ácido das frutas – especialmente quando ingeridos por meio de um canudo – o risco ainda existe e pode ser evitado.

Por isso, é necessário lavar bem as mãos ou qualquer local que entrar em contato com estes alimentos antes de se expor ao sol. Em seguida, não esqueça do filtro solar, que deve ser reaplicado após contato com a água.

Quando a exposição é acentuada o risco de uma queimadura grave é maior, nesses casos, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata e evitar tratar as queimaduras com receitas caseiras como gelo e pasta de dente, que podem apenas piorar o quadro.

Em alguns casos, quando a exposição é menor, manchas podem aparecer depois de horas ou mesmo dias e podem levar de três a oito semanas para desaparecer.

Apesar de menos graves, as manchas também precisam de cuidados médicos. O ideal nesses casos é lavar a pele com água fria e sabão neutro, aplicar filtro solar e agendar uma consulta com um especialista.

 Guia da Vida Saudável sem Estresse

Dra. Caroline Semerdjian

Dra. Caroline Semerdjian é dermatologista do H9J.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS