Entendendo melhor a cirurgia bucomaxilofacial

  Hospital 9 de Julho   |     Maio 23, 2011   |     Bucomaxilo

Ao contrário do que pode parecer, a especialidade responsável pelos dentes, maxilares e região da face é muito importante, interagindo com diversas áreas da saúde e até mesmo auxiliando na prevenção de complicações mais sérias.

Na última quarta-feira, dia 18 de maio, o auditório do Hospital 9 de Julho recebeu o Dr. Luciano Del Santo para uma palestra sobre a Cirurgia Bucomaxilofacial e sua interação com outras especialidades da saúde.

O cirurgião bucomaxilofacial do Hospital 9 de Julho falou sobre cirurgias, patologias tratadas pela área, implantes dentários, trauma facial, disfunções e cirurgia ortognática. Como o doutor disse, “O dentista não é mais responsável apenas pelos dentes”; a profissão evoluiu para corrigir uma série de problemas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Quando falamos em bucomaxilofacial, compreendemos a região da boca e seus anexos, chegando até os ossos e cavidades que formam as maçãs do rosto. Existe uma gama de problemas e complicações nessa região que os especialistas da área podem solucionar, desde implante de dentes e correção da mandíbula até uma reconstrução completa devido a um trauma.

“A cirurgia bucomaxilofacial é uma especialidade que abrange todo o universo médico-hospitalar”, afirma o Dr. Del Santo. A relação entre operações bucomaxilofaciais e outras áreas estende-se desde a otorrinolaringologia até a psicologia, passando pela oncologia, cirurgia plástica, neurologia e até fisioterapia.

A cirurgia ortognática, destacada pelo Dr. Del Santo em sua apresentação, é feita pra corrigir deformidades da área do rosto. Sua função é de eliminar dores e problemas respiratórios, além da função estética. É um procedimento com potencial para melhorar a qualidade de vida e também a auto-estima.

“Atualmente, é possível mapear toda a operação antes de sua execução e até mesmo apresentar uma simulação do resultado para o paciente”, explica o cirurgião . A tecnologia é uma grande aliada da cirurgia ortognática.

Se você sente dificuldade para respirar, tem problemas para articular palavras ou sente dores na região da mandíbula ou do rosto, é válido levantar a necessidade de consultar um cirurgião bucomaxilofacial. Fale com o seu médico.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS