Diabetes: Correção endovascular

  Hospital 9 de Julho   |     Setembro 23, 2011   |     Endocrinologia

O diabetes é uma doença que ocorre pelo aumento da taxa de açúcar no sangue devido a diminuição da insulina.

A doença não tem cura, porém, se o paciente seguir o tratamento e mantiver a glicemia sob controle é possível ter uma vida sadia. Porém, é importante repetir que o diabetes não tem cura, por isso, mesmo se a sua glicemia está sob controle, isso não significa que você pode se descuidar e interromper o tratamento.

O tratamento da doença inclui uso de medicações, prática de exercícios e dieta restrita e os riscos de não cumprir esse tratamento são seríssimos.

As complicações são principalmente graves no que diz respeito às artérias. Essas complicações podem atingir todos os órgãos; nos olhos, há risco de retinoplastia diabética que pode levar até à cegueira. Na coronária, pode resultar em infarto, nas intracranianas pode desencadear AVC, nos nervos neuropatia periférica. Mas, é nos membros inferiores que essas complicações são mais comuns.

A falta de circulação associada à perda de sensibilidade nos membros inferiores é o que chamamos “pé diabético” e pode levar a pessoa a se ferir (mesmo apenas se coçando) e, sem sensibilidade, sequer perceber, o que pode resultar em uma úlcera, infecção ou, devido à própria falta de circulação, até à amputação do membro afetado.

Em alguns casos, existe um procedimento cirúrgico que pode ajudar a reversão do quadro. É a correção endovascular, que é a revascularização das artérias afetadas.

Para prevenir essa situação é importante cuidar bem da higiene, cortar as unhas com cuidado, hidratar a pele e tomar muito cuidado com traumas ou lesões, já que o simples ato de se coçar pode levar a uma lesão mais grave. Importante para não desencadear complicações da doença é seguir rigorosamente o tratamento, aliado a 30 minutos de caminhada diária. E, também essencial, NUNCA fume se você é diabético!

Seguindo as orientações médicas, você evita as complicações e consegue viver de forma saudável apesar da doença.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS