Conheça os alimentos que ajudam a amenizar o desconforto da Azia.

  Érica Oliveira   |     Agosto 8, 2017

Aquela sensação de queimação na ‘boca do estômago’ voltou a surgir? Esse é o principal sintoma da azia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20 milhões de brasileiros sofrem com esse problema, que costuma surgir nas duas primeiras horas após a alimentação.

Conhecida também como Doença do Refluxo Esofágico, a azia pode estar associada ao sobrepeso. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que o índice de brasileiros acima do peso é de 52,5%, ou seja, mais da metade da população.

Normalmente, a azia aparece quando a válvula que temos no esôfago não está funcionamento corretamente. Essa válvula libera a passagem do alimento e, ao mesmo tempo, bloqueia o retorno dele, assim como o suco gástrico. Quando não está em pleno funcionamento, o ácido utilizado pelo corpo para digerir os alimentos retorna pelo esôfago e gera a sensação de queimação.

Os vilões da alimentação

Alguns alimentos também podem desencadear esse problema como, por exemplo, os condimentados (salsichas e enlatados), apimentados e temperos industrializados. Refrigerantes e bebidas gaseificadas, café, chocolates e frituras também são outros vilões da boa digestão.

Além de evitar a ingestão frequente desses alimentos, uma boa dica para evitar a azia é mastigar os alimentos devagar e por diversas vezes, não beber líquidos junto às refeições e evitar dormir ou deitar logo após comer.

Amenizando o problema

O consumo de algunsalimentos também pode aliviar o mal-estar e a sensação de queimação na boca do estômago. Veja:

  • Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.
  • Vegetais cozidos: após o cozimento, as fibras dos vegetais são abrandadas e ficam mais fáceis de serem digeridas.
  • Caldo de feijão: algumas pessoas sentem desconforto com o grão de feijão, então o caldo é uma boa opção.
  • Sopas:assim como os vegetais cozidos, as sopasrequerem menos tempo de digestão e promovem o esvaziamento gástrico rápido por serem líquidas. 
  • Torradas: o pão, após assado, perde água e o calor muda a conformação dos carboidratos, facilitando a digestão e esvaziamento gástrico.

Para se livrar do mal-estar ocasionado pela azia, inclua esses alimentos na sua dieta e melhore sua qualidade de vida. Caso o sintoma persista, procure avaliação médica.

Guia Prático da Saúde da Mulher

Érica Oliveira

Nutricionista do Centro de Controle de Peso do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS