Câncer de próstata: o combate ao preconceito

  Dr. Edgard Romanato   |     Novembro 22, 2016   |     Oncologia

O câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, depois do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Somente para 2016, o instituto estima 61.200 novos casos da doença, por isso a campanha Novembro Azul é tão relevante.

Por isso, não há motivos para deixar o medo ou o preconceito vencerem os cuidados com a detecção precoce da doença, que pode atingir cerca de 15% dos homens durante a vida.

Somente para 2016, o instituto estima 61.200 novos casos da doença.

Essa incidência aumenta com o envelhecimento: aproximadamente 40% dos homens aos 80 anos podem apresentar a doença.

Os exames preventivos e periódicos para quem tem mais de 40 anos são fundamentais para diagnosticar doenças ainda no início, quando as chances de cura são maiores.

Para detectar o câncer de próstata, o exame mais recomendado é o de toque retal, que para alguns homens pode ser o maior inimigo.

Como é feito o exame?

No entanto, não há o que temer. Este é um exame insubstituível, rápido e indolor. O paciente sente apenas um incômodo.

O exame de toque é realizado em associação ao exame de dosagem de PSA (antígeno prostático específico), proteína produzida pela glândula cujas taxas podem indicar a presença de um tumor.

Aproximadamente 40% dos homens aos 80 anos podem apresentar a doença.

Porém, esse exame não deve ser realizado sozinho, pois os índices podem estar normais e mesmo assim, o paciente pode ter a doença.

Quando finalmente aceitar fazer o exame de toque, o câncer pode estar em estado avançado.

Tratamento

O tratamento implica na retirada do tumor, seguido pelo monitoramento para evitar o retorno da doença. Como todo procedimento médico, apresenta riscos de complicações, mas, com o avanço da tecnologia, o tratamento tem sido cada vez menos invasivo e com menos efeitos colaterais.

Conheça os benefícios da cirurgia robótica no tratamento do câncer de próstata. 

Dr. Edgard Romanato

Dr. Edgard Romanato é urologista do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS