A importância da atividade física no tratamento de câncer

  Dr. Celso Massumoto   |     Julho 20, 2017   |     Oncologia / Medicina do Esporte

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer, sua vida muda completamente num piscar de olhos.

Junto com os medos e receios que surgem após a descoberta da doença, é normal também que ocorram algumas alterações no organismo, especialmente por conta de procedimentos como quimioterapia e radioterapia.

Alguns emagrecem, outros engordam. Há também quem sinta uma redução do desejo sexual ou mesmo o enfraquecimento das unhas. Tudo isso costuma diminuir a autoestima do paciente.

Por mais difícil que seja, é preciso driblar esse momento e buscar alternativas para dar a volta por cima e obter sucesso no tratamento.

Coloque o corpo em movimento

De acordo com os pesquisadores, a prática de exercícios físicos é uma importante aliada na luta contra o câncer.

Um estudo da Harvard School of Public Healthe também do Channing Laboratory at Brigham and Women’s Hospital, publicado no Journal of Clinical Oncology, mostrou que exercícios  considerados vigorosos diminuíram significativamente o risco de morte em pacientes com diagnóstico de câncer de próstata, alguns exemplos são:

  • caminhada
  • corrida
  • ciclismo
  • natação
  • remo
  • subida de escadas
  • levantamento de peso

Além de ajudarem a controlar a ansiedade, o que é normal nessa fase, os exercícios físicos são essenciais também para manter o bom funcionamento do coração e a distribuição correta de músculos, gorduras e ossos no organismo.

De acordo com os pesquisadores, a prática de exercícios físicos é uma importante aliada na luta contra o câncer. 

É importante lembrar que crianças portadoras de tumores também se beneficiam da prática de exercícios e devem sempre ter a orientação médica para saber o que é mais indicado em seu caso.

Uma outra pesquisa realizada pela revista científica JAMA Internal Medicine, apontou que a prática de atividades físicas é capaz de reduzir em cerca de 7% a probabilidade de desenvolver qualquer tipo de tumor.

Assertividade, segurança e conforto no tratamento

Como sabemos, o tratamento para a cura do câncer não é um processo simples. Por isso, contar com o apoio de médicos especializados e referência no assunto faz toda a diferença.

Recentemente, o Hospital 9 de Julho inaugurou sua segunda unidade de Onco-Hematologia (localizada no 4º subsolo do bloco B) e está preparadapara oferecer aos pacientes oncológicos adultos e crianças o que há de mais moderno em recursos tecnológicos e conforto para propiciar um tratamento eficiente, preciso e humanizado.

O grande diferencial da Unidade é que os apartamentos são adaptados para receber tanto paciente adulto quanto pediátrico e está preparadopara acolher as famílias.

Para as crianças, os quartos ambientados com detalhes infantis e as luzes podem mudar de cor, utilizando o conceito de cromoterapia para promover um ambiente lúdico e acolhedor. Há também uma brinquedoteca itinerante.

Além de uma estação de fisioterapia com aparelhos que estimulam a prática de atividades terapêuticas supervisionadas, foi instalado um painel com uma TV de led no final do corredor ligada a um videogame para auxílio na fisioterapia.

Mais uma prova de que incluir a prática de atividades físicas na rotina é essencial para o sucesso do tratamento.

Converse com seu médico e entenda qual é a orientação dele para o seu caso.

Guia da Vida Saudável sem Estresse

Dr. Celso Massumoto

Dr. Celso Massumoto

Dr. Celso Massumoto é onco-hematologista do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS