5 hábitos que melhoram sua memória

  Dr. Custódio Michailowsky   |     Março 24, 2017   |     Neurologia

A memória é uma função cerebral tão complexa e essencial para nossa sobrevivência, mas que até hoje intriga médicos e cientistas e nos leva a pesquisar mais sobre suas funcionalidades.

As memórias são produzidas por meio de conexões entre neurônios que vão acontecendo conforme você vive experiências novas. Quando estas experiências se repetem, a informação é armazenada e pode ser acessada de modo mais rápido pelo seu cérebro.

Tipos de memória

As memórias são categorizadas em três tipos: ultra recente, recente e cristalizada. Nesta última, estão armazenadas as técnicas e conhecimentos que adquirimos ao longo da vida. Quanto mais foco e atenção damos ao que vivemos, mais a memória se cristaliza e pode ser acessada depois.

A ciência já sabe que alguns fatores que prejudicam a memória não são modificáveis. A idade, por exemplo, é implacável. A diminuição da capacidade de memorização na terceira idade é absolutamente natural e esperada. Além disso, doenças como Alzheimer afetam seriamente esta função.

Como aprimorar a memória?

A boa notícia é que o cérebro é altamente mutável e adaptável, por isso pode ser treinado para aprimorar a memorização em qualquer idade.

Para turbinar a capacidade de se recordar de fatos, acontecimentos e pessoas, cuidar da saúde física é de importância crucial.

Bons níveis de pressão arterial, colesterol e glicemia, dieta rica em ômega 3 e peso controlado são algumas indicações. Cuidar das emoções, gerenciar o estresse e exercitar o cérebro também ajudam a manter a memória em boas condições.

5 hábitos que você pode adotar para aperfeiçoar a memória

Exercite-se

Não tem muito segredo: a atividade física contribui para o quadro geral de saúde. Com pressão arterial, colesterol e glicemia sob controle, o cérebro fica mais protegido e funciona melhor. Exercitar-se também ajuda na socialização e formação de relações com os outros. Convivência social favorece a valorização das memórias.

Durma mais e melhor

Uma boa noite de sono pode fazer de você outra pessoa. Você fica menos exausto, mais alerta, com bom humor e mais disposição. Caso esteja bocejando durante o dia, talvez o seu corpo esteja pedindo que você diminua o ritmo e dê um cochilo. Muitas pesquisas apontam o sono como essencial no processo de consolidação da memória. 

Quebre a rotina

À medida em que envelhecemos, pode ser confortável assumir um padrão: fazer o mesmo caminho todos os dias ou preparar sempre o mesmo prato para o almoço. Mas alguns neurocientistas defendem que introduzir novas experiências de vez em quando ajuda o seu cérebro a se lembrar e reter melhor informações. Diante de uma nova situação, o cérebro é levado a acreditar que precisa reter aquele conhecimento e, assim, melhora sua capacidade de memorizar.

Coma vegetais e frutas

Uma boa memória precisa ser alimentada com refeições nutritivas, evite o jejum prolongado coma Vegetais verde escuros como couve, brócolis e espinafre turbinam a sua saúde, fortalecem a imunidade e, ao reduzir pressão arterial e colesterol, dão uma força para o seu cérebro.

Crie o habito de comer frutas variadas que são fontes de açúcares de alta complexidade. Dê preferência às frutas vermelhas, como: morango, tomate, framboesa, romã e melancia que contem substancias que ajuda a prevenir a perda de memória.

Medite

Condições como ansiedade crônica, dependências e depressão são inimigas da saúde. Meditar pode ajudar a vencer essas condições e melhorar a sua memória. Diversas pesquisas apontam que a meditação ajuda a aprimorar o foco e a concentração, importantes para a consolidação da memória. Técnicas simples como prestar atenção à respiração e ouvir sons relaxantes ajudam a aliviar as tensões e ativar a atenção.

Exercite o seu cérebro e mantenha uma memória ativa!

Dr. Custódio Michailowsky

Dr. Custódio Michailowsky

Dr. Custódio Michailowsky é neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS