Três exercícios para fazer em casa até nos dias corridos

  Dr. Ricardo Nahas   |     Maio 24, 2016   |     Medicina do Esporte

Agenda cheia não é desculpa para a falta de atividades físicas. Com dicas simples, você pode manter o corpo ativo sem precisar investir muito tempo para isso.

Além das manjadas “suba escadas”, “vá a pé até a padaria” (aliás, isso deveria ser normal, não?), reservar alguns minutos para se exercitar antes de sair para trabalhar pode lhe render uma melhor saúde, reduzindo os riscos de obesidade e diabetes, por exemplo. Veja algumas dicas:

Alongamento

O salto alto deixa a mulher mais bonita, mas seu uso em excesso pode causar o encurtamento do tendão de Aquiles (dor ao andar descalça), deformações no pé (joanetes) e sobrecarga no joelho.

Aproveitar a hora de levantar da cama para alongar o corpo é uma boa pedida. Comece por se espreguiçar, depois sente-se, estique as pernas e tente alcançar os pés.

Aproveitar a hora de levantar da cama para alongar o corpo é uma boa pedida.

Em seguida, ajoelhe-se e projete o corpo para trás, isso alongará a parte posterior da coxa. Alongue também os braços: dobre um braço atrás da cabeça e, com a outra mão, puxe-o. Para a cabeça, segure-a do lado direito, depois, do esquerdo e, finalmente, alongue-a projetando-a para frente. Segure as posições por 30 segundos.

Pernas

Depois do alongamento, você pode fazer 20 repetições de elevação das pernas. Para isso, deite novamente e levante uma perna de cada vez até formar um ângulo de 90 graus em relação à cama. Iniciantes devem fazer 15 repetições diárias.

Braços

Além das já conhecidas flexões em que a pessoa eleva todo o corpo com a força do braço, há variações sobre esse movimento que podem ser utilizadas por iniciantes. Em vez de realizar o exercício apoiando o corpo apenas nas pontas dos pés, pode-se utilizar os joelhos como apoio reduzindo o peso projetado para o braço.

Fim de semana

Aos finais de semana, uma boa ideia é caminhar em um parque. Muitos locais possuem infraestrutura para que iniciantes possam se exercitar. O crescimento das ciclovias nos grandes centros também é um convite para tirar a magrela da garagem.

A caminhada e o passeio de bicicleta podem ser uma primeira boa iniciativa para quem quer emagrecer, já que os exercícios aeróbicos são os mais indicados nesses casos.

A caminhada e o passeio de bicicleta podem ser uma primeira boa iniciativa para quem quer emagrecer.

Essas são apenas algumas sugestões mais simples para você dar o primeiro passo deixando o sedentarismo de lado. Nenhuma delas, porém, substitui a avaliação de um médico e a prescrição e acompanhamento das atividades físicas realizadas por um especialista.

 Guia da Vida Saudável sem Estresse

Dr. Ricardo Nahas

Dr. Ricardo Nahas

Dr. Ricardo Nahas é coordenador do Centro do Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho.

Comentarios

Guia Prático da Saúde da Mulher

Baixe Grátis!
BAIXE O E-BOOK GRÁTIS